O que é uma Sala
de Recursos Multifuncionais - SRMF?
São espaços físicos
localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional
Especializado - AEE.
As SRMF possuem
mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e
equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da
Educação Especial e que necessitam do AEE no contraturno escolar.
A organização e a
administração deste espaço são de responsabilidade da gestão escolar e o
professor que atua neste serviço educacional deve ter formação para o exercício
do magistério de nível básico e conhecimentos específicos de Educação Especial,
adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização.
O que é o
atendimento educacional especializado (AEE)?
O atendimento educacional
especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e
organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras
para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades
específicas" (SEESP/MEC, 2008).
O ensino oferecido no
atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino
escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou
complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento
educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do
código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de
tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de
acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e
disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre
outros.
O que é tecnologia
assistiva e que relação ela tem com a Sala de Recursos Multifuncional
?
De acordo com a definição
proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), tecnologia assistiva "é uma área
do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT, 2007)
A tecnologia assistiva é
um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução
de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com deficiência. Na
perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a favorecer
a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano
escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns. São exemplos de
tecnologia assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis,
a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os
recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às
necessidades posturais, entre outros.
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