TEMA
“No Mundo das Fábulas”
PROBLEMATIZAÇÃO
Partindo da
necessidade de ampliação da leitura e aprimoramento do nível da escrita de
nossos alunos julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a fábula é uma
tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em
vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como,
aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem
tais metas, através de um projeto didático intitulado: NO MUNDO DAS FÁBULAS.
Neste, o aluno vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir
textos.
OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer pela
leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo
leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula,
aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de
texto.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
–
Ler, ainda que de forma não convencional;
–
Dramatizar histórias, por meio de expressões
orais;
–
Desenvolver a linguagem oral;
–
Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita,
apreciando-as como fonte de entretenimento.
–
Reconhecer a fábula como gênero literário que veio
do conto popular.
–
Desenvolver o imaginário.
–
Reproduzir o texto oralmente, individual ou
coletivamente, mantendo a sequência dos fatos.
–
Compreender a moral implícita no texto.
–
Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
–
Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a
moral da história.
–
Reescrever texto mantendo a sequência dos fatos.
–
Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das
palavras desconhecidas encontradas na fábula.
–
Conhecer a biografia de Esopo e La Fontaine e suas
fábulas.
OBJETIVOS ATITUDINAIS
–
Aprender valores e desenvolver o senso
crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS
–
Leitura de diversas fábulas;
–
Produção e expressão oral;
–
Produção de palavras, frases e pequenos
textos.
–
Relato pessoal;
–
Interpretação de textos;
–
Conversas formais e informais;
–
Unidades sonoras da língua, letra(som),
sílaba e palavra;
–
Elementos constitutivos no texto:
sequência lógica das ações, segmentação do texto ( palavras, frases e
parágrafos ), ortografia, flexões ( gênero e número ), uso dos tempos verbais e
uso dos pronomes e acentuação gráfica;
–
Estratégias de leitura;
–
Leitura compartilhada de textos narrativos e
informativos;
–
Escrita convencional e não convencional;
–
Ampliação do vocabulário;
–
Comparação de características e
comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente;
–
Biografia de Esopo e La Fontaine;
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e
no coletivo com a interação da professora e de acordo com a necessidade
específica de cada aluno através de:
–
Leitura de diversas fábulas;
–
Materiais
confeccionados pela professora;
–
Utilizar o alfabeto
móvel/sílabas móveis;
–
Fichas para
flip-chart;
–
Cartaz de bolsos para
organizar a sequência da história e contá-la oralmente;
–
Organizar a sequência
de frases/textos fatiados;
–
Organizar quebra-cabeça;
–
Ouvir/ assistir
histórias utilizando cd/dvd/ entre outros recursos;
–
Apreciação da leitura
feita pela professora;
–
Leitura individual;
–
Leitura silenciosa;
–
Confecção de livro com
as fábulas estudadas;
–
Pesquisa internet;
–
Visitar os sites para conhecer outras fábulas
dos autores;
–
Realização de oficina com atividades
relacionadas ao tema.
–
RECURSOS
–
Internet;
–
CD de histórias;
–
Lápis de cor, giz de
cera, sulfite, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e
pincel.
–
Livros “ Fábulas
inesquecíveis”;
–
Materiais recicláveis
entre outros;
–
Alfabeto móvel;
–
Flip-chart;
PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Exposição dos trabalhos realizados em sala.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será um processo contínuo, que servirá para constatar o que está
sendo construído e assimilado pelo aluno e o que está em construção.
REFERÊNCIAS
–
Referencial
Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário