quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projeto “Brincando e Cantando com as Palavras”


PROJETO

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


TEMA

Brincando e Cantando com as Palavras”

PROBLEMATIZAÇÃO
As cantigas de roda fortalecem elos afetivos e culturais, essa prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil devido as tecnologias existentes, é usada para entretenimento de crianças de todas as idades. As letra deve ser simples e fácil de memorizar, com rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira
JUSTIFICATIVA
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados, interpretações e representaçõesda realidade. A aprendizagem da linguagem oral é um dos mais importantes elementos para que as crianças ampliem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.Pensando em estimular a ampliação da linguagem oral do grupo é que estoou propondo o desenvolvimento deste projeto, onde acredito estar promovendo situações em que a criançadesenvolva sua capacidade de ouvir, se expressar e amplie seurepertório de palavras.
OBJETIVO GERAL

A atividade dessa área tem com objetivo levar a criança a interpretar o que ouve, responder de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite ás crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados,bem como estimular sua participação verbal e desenvolver a capacidade critica , contribuindo para o bom êxito da aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Resgatar as músicas, brinquedos e brincadeiras de antigamente e estabelecer comparações com as atuais.
  • Utilizar as músicas e brincadeiras para desenvolver a oralidade, expressão corporal, orientação espacial e motricidade.
  • Vivenciar momentos de desconcentração, alegria e aprendizado.
  • Ler e pesquisar textos informativos sobre o tema da música.
  • Trabalhar a letra de uma música em diferentes atividades pedagógicas como: leitura/escrita/ortografia/interpretação oral e escrita.
  • Conscientizar-se da importância dos valores que as músicas expressam.
  • Expressar opinião de forma clara, ordenada e objetiva.
  • Observar o ritmo, rimas e combinação das palavras nas músicas.
  • Localizar letras e sons do alfabeto.
  • Reconhecer diferentes tipos de letras.
  • Escrever palavras e frases com apoio de desenhos.
  • Produzir textos de modo individual e coletivo.
  • Reconhecer na leitura e na escrita de textos, frases e palavras: a relação grafema/fonema( som das letras) / ordem alfebética/o sentido da pontuação
  • Produzir trabalhos de arte utilizando do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
CONTEÚDOS
  • Músicas ( cantigas de roda/popular )
  • Brinquedos e brincadeiras de antigamente e dos dias atuais.
  • Expressão verbal e não verbal: opiniões, relatos, conversas, reprodução oral de jogos, músicas, cantigas de roda e popular.
  • Leitura de palavras, frases e textos apoiados na linguagem visual e verbal ( letras de músicas/cantigas de roda/popular /imagens /textos informativos ).
  • Interpretação de textos com auxílio de material gráfico diverso ( vídeos/imagens ).
  • Rimas.
  • Alfabeto e ordem alfabética.
  • Letra maiúscula e minúscula/letra de imprensa e letra cursiva.
  • Relação grafema/fonema ( letra/som ).
  • Sílabas e número de sílabas.
  • Ortografia, segmentação e pontuação.
    METODOLOGIA
    As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação da professora e de acordo com a necessidade específica de cada AEE através de:
  • Diversas atividades envolvendo a música, brinquedos e brincadeiras .
  • Trabalhar a letra de uma música em diferentes atividades pedagógicas como: leitura/escrita/ortografia/interpretação oral e escrita.
  • Conversa e registro dos brinquedos e brincadeiras que mais gostam.
  • Vídeo das músicas no Youtube para assistir/ouvir/cantar.
  • Confecção de cartazes com as músicas selecionadas.
  • Registro por escritos das letras das músicas.
  • Leitura das letras das músicas selecionadas e de textos informativos sobre a palavra-chave da música.
  • Elaboração de registros ( através de imagens, recorte e colagem e pintura ).
  • Atividades com texto fatiado.
  • Quebra-cabeça/caça-palavras/jogo da memória/cruzadinha.
  • Atividades no flip-chart ( formação de palavras, título das músicas) com fichas: alfabeto móvel, sílabas móveis e imagens.
  • Atividades impressas relacionadas a palavra-chave da música em estudo.
  • Uso da bandinha ( instrumentos musicais ) para cantar e desenvolver atividades.
  • Produção de um brinquedo com sucatas.
    RECURSOS
  • Internet.
  • Flip-chart.
  • Cartazes.
  • Bandinha.
  • Alfabeto móvel.
  • Sílabas móveis.
  • Sucatas.
  • Livros para recorte e colagem.
  • Atividades impressas.
  • Bandinha.
    PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
    Exposição dos trabalhos realizados em sala.
AVALIAÇÃO

A avaliação será um processo contínuo, que servirá para constatar o que está sendo construído e assimilado pelo aluno e o que está em construção.
A avaliação enfatiza a formação humana em sua totalidade, aliada à busca da aprendizagem, levando em consideração os objetivos propostos, assiduidade e comprometimento.

REFERÊNCIAS

Um comentário:

  1. Oi Sônia, eu gostaria de saber se existe alguma forma, de uma mãe ensinar seu filho com defasagem, que está na sétima série,(8.ano) e que ainda esta nas operações básicas.Eu desisti da escola,não vejo nenhuma luz, eu tento ensinar o pouco que sei em casa.Me sinto frustrada, e extremamente marginalizada por uma instituição que nos trata feito pessoas de classe nenhuma.Ele é uma criança que não aprendeu na série certa, e o problema foi se arrastando,se empurrando com a barriga, a escola é pouco acessível aos pais,e os órgãos superiores também, por esta razão,eu tenho que fazer pelo meu filho o que eu posso.e devo.procurei psicólogos, mas não teve muito sucesso, e eu não aceito essa situação.
    Há algum material que eu possa usar com ele em casa?
    muito obrigado. Cyntia São Paulo SP

    ResponderExcluir